Muitas pessoas podem confundir o conceito de contabilidade digital com a contabilidade online. Afinal, ambos trabalham com uma tecnologia bem atual e precisam da internet para atuar. No entanto, há diferenças entre as duas modalidades.
Na contabilidade online, as atividades são feitas pelo próprio empresário, em uma plataforma. Nesse caso, a contabilidade é levada no estilo “faça você mesmo”, o que traz bastante autonomia ao dono do negócio, mas também aumenta a probabilidade de erros.
A contabilidade digital também é baseada na tecnologia, porém os cuidados ficam sob responsabilidade do contador.
O cliente pode aproveitar a plataforma para enviar documentos e obter relatórios, mas não precisa se preocupar com a apuração de impostos e o cumprimento de outras obrigações.
A contabilidade tradicional é o modelo mais conhecido e oferece uma prestação de serviço presencial. Ela requer a instalação de um escritório físico para que o cliente possa visitar o contador sempre que necessário. É nesse lugar em que as atividades são realizadas e onde ficam os documentos das empresas que o contador atende.
Geralmente, os clientes precisam enviar as notas fiscais, contratos e outros papéis importantes para esse escritório e vice-versa.
“O contato entre cliente e contador é bem próximo, o que pode ser uma grande vantagem para quem valoriza os métodos mais antigos de atendimento e gosta de ter uma relação mais pessoal com os profissionais que ajudam a cuidar da empresa”